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Nosso jovem mascote indifente e.e |
Estamos aqui pela quarta vez para cumprir mais uma tarefa.
Como já faz parte do modelo de postagem, segue aí a Quarta Tarefa:
“Qual a importância das Redes Sociais para as empresas?
Explane sobre a importância, benefícios, malefícios, como as empresas devem se comportar, o que devem ou não fazer nas Redes etc. Além disso, falar da importância desse meio para falar com os funcionários.”
Explane sobre a importância, benefícios, malefícios, como as empresas devem se comportar, o que devem ou não fazer nas Redes etc. Além disso, falar da importância desse meio para falar com os funcionários.”
Que tal? A tarefa fechou com tudo o que eu tenho feito nos
últimos meses, rsrs.
Então:
Redes sociais, o que elas são?
Pois então, essas são as redes sociais mais famosas dentre
as dezenas de centenas de outras que existem por esse mundão cibernético afora.
Tecnicamente, uma rede social é uma sociedade online que
reúne pessoas ou organizações por vários tipos de motivos, desde
relacionamentos pessoais, interpessoais, trabalho ou qualquer outro motivo em
comum. (vide [http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social] Wikipédia)
Existe uma ou várias comunidade pra cada tipo de pensamento
ou necessidade do usuário. Sério, o mundo se espantaria se fossem contadas
todas as redes sociais que existe, desde pequenas até essas gigantes.
Se quiser, veja esse vídeo que explica a revolução das Mídias
Sociais:
Agora, voltando ao assunto principal.
Nos últimos anos tem crescido gigantescamente o número de
micro, pequenas e grandes empresas que utilizam de algum serviço social online.
Por quê?
Simples, as mídias sociais são de baixo custo, os clientes e
consumidores têm acesso fácil a informações e contato com a empresa, e vice
versa. Ou seja, as mídias sociais ampliam o contato pessoa/empresa de forma que
passa de impessoal para completamente pessoal.
Hoje em dia o cliente às vezes fica mais informado do que
alguém que está trabalhando dentro da própria empresa.
Mas como diz o ditado, nem tudo são flores.
Malefícios: Eles são muitos para quem usa as redes sociais
indevidamente. Esses malefícios podem ser vazamento de informações pessoais dos
membros da empresa, vazamento de informações sigilosas, perda de foco, misturar
pessoal com os negócios... Mas esses pontos podem realmente ser chamados de
malefícios? Acredito que sejam mais erros do proprietário do que um “grande mal”.
Mas isso eu vou falar mais pra frente.
Benefícios: Eles são bem claros. O marketing que pode ser
feito através dessas redes pode trazer resultados assustadores e a divulgação
dos clientes também faz parte desse processo.
Grandes empresas como, por exemplo, a Coca-Cola produz muito
conteúdo multimídia e sempre deixam seu site atualizado com novos produtos ou notícias.
Resultado disso são centenas de visitas diárias e o número de fãs do seu
produto crescendo a cada dia mais.
Outro benefício é a própria interatividade direta com os
clientes, como já foi dito muitas vezes anteriormente.
Erros cometidos: Vou citar nove dos casos mais freqüente:
Qual a razão de alguém que cria uma rede social pra só postar coisas e
ignora as críticas negativas? Críticas de todos os tipos ajudam a crescer
independente se são boas ou ruins.
2 – Empresas que
não interagem com os clientes;
Antes de fazer um perfil em quaisquer umas dos milhares de Redes que
existem e deixá-lo lá parado, pense bem em um jeito de sempre estar postando
coisas importantes, mesmo que seja periodicamente.
3 – Não monitoram os
resultados;
O maior erro de qualquer empreendedor é fabricar um produto
e botá-lo nas vitrines sem saber se ele vai agradar o consumidor ou não. Além
de ser ruim na hora da venda, você pode estar perdendo uma boa oportunidade de
entender melhor seus clientes e até antecipar uma crise financeira. Pense nisso.
4 - Perder a concorrência de vista;
Assim como monitorar o seu produto é importante, é importante também
monitorar o seu vizinho. Não para copiar seus produtos, mas para ficar a frente
dele e sempre ir se adaptando.
5 - Agir de maneira precipitada;
Também é um erro que muitas vezes é fatal. No caso de reclamações. Antes
de ir em frente, responder sem saber da situação, se informeantes de agir às cegas. Cometer gafes não
é uma opção quando se trata de negócios.
6 - Pecar na revisão;
Esse foi um erro que eu, um Blogueiro, cometo às vezes. Mas eu devo
repetir, cometer gafes não é uma opção. Revise sempre antes de publicar algo.
Revise links, endereços, números, a própria gramática... É claro, um erro ou
outro sendo pequeno não é mortal, apesar de haverem contradições sobre isso.
Como diz o ditado: “Roupa suja se lava em casa”.
Não use nenhuma rede para difamar ou criar contendas contra a sua concorrência.
Pega mal.
8 – Não conferir fontes;
Como diria Abraham Lincoln “Nunca se pode ter certeza das citações sobre
autores. Nem mesmo sobre essa”. Se for dele mesmo eu não sei, mas pesquisar o
assunto antes de postar algo que você não tem certeza é de suma importância
para a sua credibilidade.
E finalmente...
9 - Menosprezar a relevância do conteúdo;
Não menos importante.
Vou tentar explicar: Qual filme você gostaria de assistir, um filme cheio
de explosões e cenas forradas de ação, ou um documentário sobre
“As chuvas que caíram em cima da fábrica de cimento em fevereiro de 2006”?
Sendo mais direto: Quem você seguiria numa rede social? Uma empresa
que sempre posta coisas interessantes e que atraem o leitor, ou uma empresa que
posta relatórios diários inúteis para quem não trabalha nela?
Preciso dizer mais?
Existe um emprego especialmente voltado para essa área, se
chama “Gestão de Redes Sociais”.
O que um gestor de redes sociais faz?
“Ele elabora conteúdo, porque é a partir dele que nos
relacionamos com o público. Ao mesmo tempo, monitora-se o posicionamento dos
perfis corporativos na internet” Disse Vivian Vianna, Gestora de Redes Sociais da Media Factory.
Mais uma vez, voltando para o tema.
Qual a importância desse meio para falar com os funcionários?

Na internet ninguém é maior que ninguém, então o contato
entre chefe e empregado fica mais leve. Não que o empregado deva ficar folgado
em relação ao chefe, afinal respeito é o mínimo. Mas com uma rede social em
comum com todos os membros de uma empresa, tanto a impessoalidade no ambiente
de trabalho como as faltas de comunicação caem muito.
Não que eu seja a favor de uma secretária de um escritório
odontológico fiquei usando o Orkut enquanto atende os clientes, nem nada do gênero.
Moderação e “Semancol” são qualidades que salvam empregos.
Enfim, era só isso essa semana.
Ficamos devendo uma entrevista com um apresentador da 89FM,
mas houve muitos problemas de contato, e no fim não conseguimos a tempo. Mas
agradecemos a colaboração deles e sua paciência conosco.
Pois enquanto é só galera! Fiquem com esse último vídeo sobre
redes sociais e até a próxima!
Referência Bibliográfica: (que não é pequena)
Monitorar redes vira profissão [Link]
Gestão de Redes Sociais [Link]
As vantagens do uso de redes sociais nas empresas [Link]
Guia de redes sociais para empresas: Twitter, Facebook, FormSpring e blogs [Link]
Redes sociais nas empresas - Começando de dentro pra fora [Link]
Empresas: redes sociais podem trazer mais retorno do que anúncio publicitário [Link]
Redes sociais: mocinhas ou vilãs? [Link]
Redes Sociais nas Empresas; uma questão de sobrevivência [Link]
8 erros que as empresas cometem nas redes sociais [Link]
Referência Bibliográfica: (que não é pequena)
Monitorar redes vira profissão [Link]
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