sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pois então, cá estamos nós outra vez!
Hoje, cumprindo a segunda tarefa dada pelo Desafio do Conhecimento 2.0 e pela It's Mídia, fizemos nosso melhor para cumprir tudo conforme o mandado, rsrs.




A tarefa dessa vez é a seguinte:

"TAREFA 2:
Na tarefa número 1 as equipes tiveram que escolher um segmento industrial que mais se identificaram. Agora, o trabalho será utilizar o tipo de indústria escolhido e acompanhar o ciclo de vida de um produto desse segmento (que tenha sido produzido por uma indústria catarinenses). Vocês devem explicar e descrever desde a sua criação até o momento em que ele é colocado no mercado."

Relembrando que o segmento escolhido por esta equipe foi o de Vestuário, então prepare-se para ver muita roupa por aqui.

Pra começo de conversa, vamos rever nossa definição sobre o Setor industrial do Vestuário:

Atelier do Eucêbio João Weirich
"O ramo do vestuário é de todas as outras a área em que o trabalho humano e manual é mais visível. É a indústria que mais está ligada em nós, mesmo não percebendo [...] ela trabalha exclusivamente produzindo peças de roupas, tanto em escala industrial, como por pedidos especiais e encomendas[...]"

Ou seja, seu produto são roupas, obviamente... mas, como as roupas chegam nas lojas todas bonitinhas como estão? Quais os processos que o tecido passa até chegar naquilo que estamos usando hoje?

Bom, o processo é quase o mesmo tanto nas pequenas empresas como nas grande, a diferença fica por conta da ligação cliente-estilista.

Momento merchan.
Conseguimos contato novamente com o estilista Eucêbio João Weirich para esclarecer e nos ajudar nesta tarefa. Como ele (o Eucêbio) trabalha focando no público feminino, acompanhe esse raciocínio imaginando um vestido, certo?

Segundo ele, tudo começa quando a cliente chega na loja/ateliê. O primeiro passo seria descobrir qual a expectativa da cliente, qual tipo de roupa ela espera que ele faça. Também é preciso saber aonde essa peça será usada, se será de manhã, de tarde ou a noite e qual o estilo da cliente. Também não se pode interfirir no gosto de cliente ou palpitar e jogar na cara dizendo "Toma! É isso que você vai vestir", primeiro porque todos tem seu gosto pessoal, segundo porque seria uma falta de respeito surreal.

Ele disse "No começo da minha carreira quando uma cliente chegava indecisa, sem um modelo exato em  mente, eu costumava desenhar algo que me parecia condizente com seu perfil, só que muitas vezes o que eu desenhava não correspondia a expectativa da cliente, então percebi que o melhor a fazer é perguntar o que ela quer, mesmo que suas colocações sejam vagas, consigo captar seu gosto e sugerir um modelo que ela está procurando.

Desde então eu busco apenas fazer sugestões nos detalhes que sei que farão a diferença, e que irão valorizar o corpo da cliente e por consequência, a deixará mais satisfeita".

Ainda no primeiro passo, se é preciso tirar todas as medidas que irão ser precisas para produzir o modelo.
Uma das costureiras
que trabalham com o
Eucêbio

Por conta dessa conversa direcionada dificilmente um modelo sai diferente do esperado, resolvendo o problema de conflito de gosto.

O segundo passo apesar de variar de um ateliê para outro, ele seria agendar aproximadamente uma semana depois a primeira prova, que é feita no próprio  atelier do estilista para fazer os acabamentos de acordo com a cliente. Nesta primeira prova pouca coisa é mudada, praticamente só se fazen pequenos ajustes.


Roupas como um vestido de festa são peças mais artesanais, por isso é sempre preciso duas ou mais provas para poder termina-lo e deixa-lo pronto para ser usado.

O processo todo leva em média 20 dias.
Aqui tem algumas imagens dos vestidos que o Eucêbio faz:
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Malharia Schulz
Porém, é um processo mais demorado por se tratar de uma confecção onde os detalhes e retoques são feitos a mão e com a ajuda do cliente, mas há outros processos que são mais rápidos.

Uma membro de nosso grupo, a Sofia (sim, ela de novo) foi visitar uma empresa chamada Malharia Schulz e acompanhou de perto cada um dos processos que uma malharia e trouxe pra nós todo esse material:

Cortando o tecido
Rolos não tingidos

Primeiro passo: A matéria prima vem até eles em rolo já tingidos, que eles levam para a máquina de esticar a máquina vai-e-vem formando uma pilha.




    



Segundo Passo: Eles pegam as molduras das camisetas P, M e G e riscam o tecido
Terceiro passo: O tecido com o risco dos modelos é levado para a máquina de cortar e depois até as costureiras, que por sua vez seguem uma ordem de costura:

Primeira costura
A primeira costureira apenas costura o ombro; 

Segunda costura








A segunda passa para outra que costura apenas a gola;


Terceira costura

 A terceira costura só o teipe (Nota: Teipe é uma costura que tem no ombro também); 

Quarta costura





 A quarta costureira faz a manga; 



Quinta costura

A quinta costura a bainha da manga;

Sexta costura
 






E a sexta costura a bainha de baixo da camiseta e finaliza a camiseta.



Empacotamento
As camisetas sem estampas depois deste processo todo passa para o empacotamento, e as que tem vão para a tinturaria e logo após vão para o empacotamento.
Maquina que ajuda
na confecção de bolsos
 
As que possuem bolço é a mesma coisa, só muda de direção e depois volta para o empacotamento. (A Malharia Schulz produz até camisetas pólo)






Depois que tudo é empacotado devidamento, o produto é transferido para a empresa que o encomendou ou seja, eles só fazem camisetas de malha de uniformes o mais pedido, mas fazem a pedido tbm de qualquer outra estampa, ou seja é por encomenda.

E assim, com todo este material que eu termino a postagem da segunda tarefa.
Um abraço para quem terminou de ler.

Van que transporta as encomendas
Ps.: A Malharia Schulz foi fundada em 1989 e tinha como foco a produção de malhas. Em 1994, com a grande procura por parte de seus clientes, a empresa entra em um novo mercado: Camisetas Proporcionais e Profissionais.
Sempre baseada em 03 príncipios: Credibilidade, Rapidez e principalemte Qualidade de seus produtos. Além dos diversos modelos, produzindo a própria matéria prima, conseguindo oferecer aos nosso clientes diversas cores e tipos de malha. Agora em lançamento a camiseta ecologia feita de garrafa pet . (momento Merchan [2])

1 comentários:

Sofis disse...

AAhhh ficou bem legal, vai dizer hehe xD

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