terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quarta Tarefa: Redes Sociais (e um título, só pra fugir da rotina)

Nosso jovem mascote indifente e.e 
Olá mais uma vez, povão que acompanha a Conexão Frosch!
 
Estamos aqui pela quarta vez para cumprir mais uma tarefa. Como já faz parte do modelo de postagem, segue aí a Quarta Tarefa:


“Qual a importância das Redes Sociais para as empresas?
Explane sobre a importância, benefícios, malefícios, como as empresas devem se comportar, o que devem ou não fazer nas Redes etc. Além disso, falar da importância desse meio para falar com os funcionários.”
Que tal? A tarefa fechou com tudo o que eu tenho feito nos últimos meses, rsrs.

Então:
Redes sociais, o que elas são?

Conhece o Facebook? O Twitter? O Orkut? LinkedIn? Youtube?
Pois então, essas são as redes sociais mais famosas dentre as dezenas de centenas de outras que existem por esse mundão cibernético afora.
Tecnicamente, uma rede social é uma sociedade online que reúne pessoas ou organizações por vários tipos de motivos, desde relacionamentos pessoais, interpessoais, trabalho ou qualquer outro motivo em comum. (vide [http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social] Wikipédia)

Existe uma ou várias comunidade pra cada tipo de pensamento ou necessidade do usuário. Sério, o mundo se espantaria se fossem contadas todas as redes sociais que existe, desde pequenas até essas gigantes.

Se quiser, veja esse vídeo que explica a revolução das Mídias Sociais:

Agora, voltando ao assunto principal.

Nos últimos anos tem crescido gigantescamente o número de micro, pequenas e grandes empresas que utilizam de algum serviço social online.

Por quê?

Simples, as mídias sociais são de baixo custo, os clientes e consumidores têm acesso fácil a informações e contato com a empresa, e vice versa. Ou seja, as mídias sociais ampliam o contato pessoa/empresa de forma que passa de impessoal para completamente pessoal.

A real importância das redes sociais para as empresas é esse ponto. Antes, o contato com a opinião, reclamação e convívio com o cliente só podia ser feito através da visita dele na empresa periodicamente, agora pode ser feito diariamente através da internet.
Hoje em dia o cliente às vezes fica mais informado do que alguém que está trabalhando dentro da própria empresa.


Mas como diz o ditado, nem tudo são flores.
Malefícios: Eles são muitos para quem usa as redes sociais indevidamente. Esses malefícios podem ser vazamento de informações pessoais dos membros da empresa, vazamento de informações sigilosas, perda de foco, misturar pessoal com os negócios... Mas esses pontos podem realmente ser chamados de malefícios? Acredito que sejam mais erros do proprietário do que um “grande mal”. Mas isso eu vou falar mais pra frente.

Benefícios: Eles são bem claros. O marketing que pode ser feito através dessas redes pode trazer resultados assustadores e a divulgação dos clientes também faz parte desse processo.
Grandes empresas como, por exemplo, a Coca-Cola produz muito conteúdo multimídia e sempre deixam seu site atualizado com novos produtos ou notícias. Resultado disso são centenas de visitas diárias e o número de fãs do seu produto crescendo a cada dia mais.
Outro benefício é a própria interatividade direta com os clientes, como já foi dito muitas vezes anteriormente.

Erros cometidos: Vou citar nove dos casos mais freqüente:

1 – As empresas que não ouvem os clientes;

Qual a razão de alguém que cria uma rede social pra só postar coisas e ignora as críticas negativas? Críticas de todos os tipos ajudam a crescer independente se são boas ou ruins.

2 – Empresas que não interagem com os clientes;
Antes de fazer um perfil em quaisquer umas dos milhares de Redes que existem e deixá-lo lá parado, pense bem em um jeito de sempre estar postando coisas importantes, mesmo que seja periodicamente.


3 – Não monitoram os resultados;

O maior erro de qualquer empreendedor é fabricar um produto e botá-lo nas vitrines sem saber se ele vai agradar o consumidor ou não. Além de ser ruim na hora da venda, você pode estar perdendo uma boa oportunidade de entender melhor seus clientes e até antecipar uma crise financeira. Pense nisso.

4 - Perder a concorrência de vista;
Assim como monitorar o seu produto é importante, é importante também monitorar o seu vizinho. Não para copiar seus produtos, mas para ficar a frente dele e sempre ir se adaptando.

5 - Agir de maneira precipitada;

Também é um erro que muitas vezes é fatal. No caso de reclamações. Antes de ir em frente, responder sem saber da situação, se informeantes de agir às cegas. Cometer gafes não é uma opção quando se trata de negócios.

6 - Pecar na revisão;

Esse foi um erro que eu, um Blogueiro, cometo às vezes. Mas eu devo repetir, cometer gafes não é uma opção. Revise sempre antes de publicar algo. Revise links, endereços, números, a própria gramática... É claro, um erro ou outro sendo pequeno não é mortal, apesar de haverem contradições sobre isso.

7 - Embarcar na fofoca digital;

Como diz o ditado: “Roupa suja se lava em casa”.
Não use nenhuma rede para difamar ou criar contendas contra a sua concorrência. Pega mal.



8 – Não conferir fontes;

Como diria Abraham Lincoln “Nunca se pode ter certeza das citações sobre autores. Nem mesmo sobre essa”. Se for dele mesmo eu não sei, mas pesquisar o assunto antes de postar algo que você não tem certeza é de suma importância para a sua credibilidade.

E finalmente...

9 - Menosprezar a relevância do conteúdo;

Não menos importante.
Vou tentar explicar: Qual filme você gostaria de assistir, um filme cheio de explosões e cenas forradas de ação, ou um documentário sobre “As chuvas que caíram em cima da fábrica de cimento em fevereiro de 2006”?
Sendo mais direto: Quem você seguiria numa rede social? Uma empresa que sempre posta coisas interessantes e que atraem o leitor, ou uma empresa que posta relatórios diários inúteis para quem não trabalha nela?
 
Preciso dizer mais?

Existe um emprego especialmente voltado para essa área, se chama “Gestão de Redes Sociais”.

O que um gestor de redes sociais faz?

“Ele elabora conteúdo, porque é a partir dele que nos relacionamos com o público. Ao mesmo tempo, monitora-se o posicionamento dos perfis corporativos na internet” Disse Vivian Vianna, Gestora de Redes Sociais da Media Factory.

Mais uma vez, voltando para o tema.
Qual a importância desse meio para falar com os funcionários?

Bom, nós não achamos nada muito concreto referente a isso, mas chegamos num consenso de que o tema estaria se referindo ao contato patrão/empregado.
Na internet ninguém é maior que ninguém, então o contato entre chefe e empregado fica mais leve. Não que o empregado deva ficar folgado em relação ao chefe, afinal respeito é o mínimo. Mas com uma rede social em comum com todos os membros de uma empresa, tanto a impessoalidade no ambiente de trabalho como as faltas de comunicação caem muito.
Não que eu seja a favor de uma secretária de um escritório odontológico fiquei usando o Orkut enquanto atende os clientes, nem nada do gênero. Moderação e “Semancol” são qualidades que salvam empregos.

Enfim, era só isso essa semana.
Ficamos devendo uma entrevista com um apresentador da 89FM, mas houve muitos problemas de contato, e no fim não conseguimos a tempo. Mas agradecemos a colaboração deles e sua paciência conosco.

Pois enquanto é só galera! Fiquem com esse último vídeo sobre redes sociais e até a próxima!



Referência Bibliográfica: (que não é pequena)

Monitorar redes vira profissão [Link]
Gestão de Redes Sociais [Link]
As vantagens do uso de redes sociais nas empresas [Link]
Guia de redes sociais para empresas: Twitter, Facebook, FormSpring e blogs [Link]
Redes sociais nas empresas - Começando de dentro pra fora [Link]
Empresas: redes sociais podem trazer mais retorno do que anúncio publicitário [Link]
Redes sociais: mocinhas ou vilãs? [Link]
Redes Sociais nas Empresas; uma questão de sobrevivência [Link]
8 erros que as empresas cometem nas redes sociais  [Link]

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Host